O América FC está completando 96 anos de existência - e para tanto foram preparados vários eventos para a torcida, na sede social do clube (à avenida Rodrigues Alves, Tirol - próximo ao Quartelo General da PM) nesta quinta (14) e no sábado (16).
Eis a programação:
14.07 - Quinta-feira
7h15 - Hasteamento da bandeira e alvorada de fogos
7h30 - Missa no salão do Versailles
8h00 - Café da manhã no Versailles
9h00 - Inauguração do espaço Sócio Dragão
16.07 - Sábado
13h - Abertura do evento com a banda "Pura Tentação"
15h30 - Desfile da coleção 96 anos da ERK; Lançamento da campanha promocional do "Sócio Dragão" e do "Pra Cima Mecão"; Homenagens a ex-atletas; Homenagem à torcida do América; Apresentação de vídeos da torcida; Palavra do presidente
16h30 - Sorteio de um carro 0km
17h - Apresentação da "Banda América"
18h - Encerramento
Um pouquinho de história
O América surgiu no dia 14 de julho de 1915, no Centro. Mais precisamente, à rua Vigário Bartolomeu, na casa do juiz Joaquim Homem de Siqueira. Pelas contas do clube, a agremiação teve na fundação 34 integrantes - e, fato curioso, uma das cores iniciais não era o hoje tradicional vermelho e sim o azul (a outra cor era o branco).
Outro fato curioso é que juridicamente o América surgiu em 1918 forçado pela necessidade de possuir a chamada personalidade jurídica a fim de entrar com ação indenizatória contra um de seus integrantes, que havia furado a única bola disponível (naquele tempo as bolas, de capotão, com cadarço grosso, ainda eram em imensa maioria, se não a totalidade, importadas da Europa).
O primeiro título do América no futebol data de 1919, das primeiras edições do Campeonato Potiguar, quase uma década antes de ser erguido o estádio Juvenal Lamartine, e sete anos depois obteve sua segunda conquista a competição. Em 1951-52 e 1956-57, mais dois bicampeonatos.
Do finzinho da década de 1950, até aproximadamente o ano de 1966 o clube se licenciou do Campeonato Potiguar; nesse meio tempo embrenhou-se nos esportes amadores (como basquete, futsal e atletismo; época de nomes como Artur Ferreira "Arturzinho", o corredor Luiz Cabral e dirigentes como Humberto Pignataro e Humberto Nesi, entre muitos outros) e ergueu a Sede Social da Rodrigues Alves - os mais antigos lembravam de uma sede ainda mais antiga, à rua João Pessoa, altura da atual Riachuelo.
Na década de 1970 - poucos anos após a volta a o futebol - os rubros passaram a marcar presença em campeonatos brasileiros. Em 1973, ganhou o troféu Norte-Nordeste, a chamada Taça Almir; e a partir de 1979, o clube iniciou a sua maior série de vitórias no Campeonato Potiguar, sendo tetracampeão.
Em 1996, o América sagrou-se vice-campeonato da Série B do Campeonato Brasileiro e ascendeu à Série A, a divisão de elite nacional - entre os atletas que participaram da ascensão estavam o meiocampista e capitão Moura (hoje dirigente); e em 1998 conquistou a Copa (hoje Campeonato) do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário