terça-feira, 21 de junho de 2011

OS MELHORES BRASILEIROS NA EUROPA

A sugestão partiu do leitor Amir Zein, futuro jornalista esportivo, e achei pra lá de pertinente.

Neste período de férias do futebol europeu e muitas especulações sobre contratações, que tal fazermos um balanço?
Para você quem foram os melhores brasileiros na temporada européia de futebol?
Abaixo os votos do Amir – que praticamente batem com os meus.
1-Hulk: Temporada brilhante. Conseguiu quase tudo com o Porto: o título português de forma invicta, sendo o principal jogador da equipe (ao lado de Falcão García, carrasco do Botafogo) e o título da Liga Europa, de forma brilhante e incontestável. Marcou 35 gols em 50 jogos.
2-Thiago Silva:O zagueiro da seleção fez uma temporada espetacular no Milan. Foi campeão Italiano e eleito o maior jogador da liga. Justificou o apelido que ganhou no Fluminense: monstro.
3-Daniel Alves: esta seleção de craques não poderia deixar de ter um jogador do melhor time do mundo (talvez um dos melhores de todos os tempos): o Barcelona. Em um ano de ouro, o lateral direito conseguiu a condição de titular absoluto da seleção na Era Mano, além do título Espanhol e da Liga dos Campeões. Participou de 51 jogos, marcando 4 gols e conseguindo uma surpreendente marca de 17 assistências.
4-David Luiz: chegou ao poderoso Chelsea como o mais caro zagueiro do nosso país: 21,3 milhões de euros. Conquistou a vaga de titular e ganhou ainda mais respeito internacional.
5-Marcelo: o desempenho do lateral cresceu muito nas mãos de Mourinho. O jogador, que antes era contestado por não saber defender, vem evoluindo nesse sentido, sem perder as suas maiores qualidades ofensivas. Só não se firmou ainda na seleção por conta de uma richa com o técnico Mano Menezes. Fez 50 jogos marcando 5 gols e tornou-se um dos preferidos da exigente torcida merengue.
6-Hernanes: O volante/meia conseguiu firmar-se rapidamente na equipe da Lazio. Não precisou de temporada de adaptação, tornando-se desde as primeiras rodadas um dos destaques do campeonato italiano. Mas foi prejudicado pela falta de talentos no elenco do clube. Fez 36 jogos com 12 gols – muitos em chutes belíssimos, de fora da área.
7-Nenê: O meia-atacante do Paris Saint-Germain foi um dos destaques na temporada em que o time da capital parecia renascer, após anos como saco de pancadas. Fez 56 jogos, marcou 21 gols e deu passes importantes. Com mais dois ou três reforços, o PSG de Nenê pode, enfim, ganhar a Liga mais uma vez.
8-Alexandre Pato: Foi prejudicado por uma série de lesões mas, quando esteve em campo, deu conta do recado – formando parcerias interessantes com Ibra e Robinho e mostrando que pode ser aproveitado em várias funções do ataque. Fez 32 jogos com 16 gols e, bem ou mal, levantou o título do calcio.
9-Alex: Fez, mais uma vez, uma temporada espetacular. Decisivo e telantoso como sempre, parece cada vez mais ajudado pela experiência. Foi o maestro de outro título nacional do Fenerbahce, clube onde vai deixando a condição de ídolo para virar algo além disso – quem sabe, um mito na história do futebol turco. Participou de 42 jogos, marcando 29 gols.
10-Ramires: Conseguiu vencer a desconfiança dos ingleses e firmar-se no Chelsea, dando mais um passo importante em uma carreira meteórica. Há quem pense que, ganhando algumas acaracterísticas do futebol inglês, esteja tornado-se um pouco viril demais.
E você? Gosta da lista? Quam são os seus top dez da temporada 2010/2011 na Europa? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário