quinta-feira, 12 de maio de 2011

Copa do Brasil terá campeão inédito em 2011; final pode ser clássico estadual

Ceará e Coritiba, os dois primeiros semifinalistas da Copa do Brasil desta temporada, não conseguiram apenas o feito de eliminar do torneio duas equipes que já foram campeãs, Flamengo e Palmeiras respectivamente. Com as vagas obtidas pelo time cearense e pela equipe paranaense na última noite, agora já se sabe que o segundo campeonato mais importante do país terá um campeão inédito este ano.

Os outros quatro times que brigam por duas vagas nas semifinais – Atlético-PR, Vasco, Avaí e São Paulo – jamais conquistaram o troféu nacional em sua história. Esta é a mesma situação de Ceará e Coritiba, que também lutam pelo título inédito. Nesta quinta-feira, às 19h30, em São Januário, os cruzmaltinos recebem os atleticanos, e às 21h50, o Avaí enfrenta o São Paulo na Ressacada, em Florianópolis. 

Coritiba, Ceará, Atlético-PR, Vasco, São Paulo e Avaí jamais conquistaram o título da Copa do Brasil
Retrospecto dos times e duelo estadual
Apontado como grande sensação da Copa do Brasil após eliminar o Palmeiras com direito a uma goleada histórica por 6 a 0 no jogo de ida, no Estádio Couto Pereira, o Coritiba perdeu uma longa invencibilidade de 29 partidas, com 24 vitórias consecutivas, apenas na última noite, com a derrota para o Palmeiras por 2 a 0. Mesmo assim, chega à semifinal credenciado a brigar pelo título.

O time do Paraná jamais chegou a uma decisão de Copa do Brasil. Seu melhor desempenho foi justamente ter alcançado a semifinal, o que ocorreu três vezes: em 1991, 2001 (eliminado pelo Grêmio em ambas as disputas) e 2009 (caiu diante do Internacional).
O Ceará, por sua vez, já tem um vice-campeonato da Copa do Brasil no currículo: foi em 1994, com derrota para o Grêmio na decisão. Em 2005, o time nordestino foi semifinalista, mas acabou batido pelo Fluminense.

Do outro lado da chave da edição deste ano, Vasco e São Paulo já tiveram uma grande chance de levantar o caneco da Copa do Brasil – mas desperdiçaram. A melhor participação do time de São Januário na competição foi em 2006, quando a equipe chegou à final contra o arquirrival Flamengo e foi derrotada. Antes disso, o Vasco já havia chegado à semifinal em seis oportunidades: 1993 (eliminado pelo Cruzeiro), 1994 (Grêmio), 1995 (Corinthians), 1998 (Cruzeiro), 2008 (Sport) e 2009 (Corinthians).

No Morumbi, a grande frustração envolvendo a Copa do Brasil aconteceu em 2000, quando o time então comandado pelo técnico Levir Culpi e que havia acabado de conquistar o Campeonato Paulista foi derrotado na final pelo Cruzeiro. No jogo de ida, empate por 0 a 0 no Morumbi; na volta, derrota por 2 a 1 com direito a um gol de Geovanni, do time mineiro, marcado aos 45 minutos do segundo tempo do jogo no Mineirão. Dois anos depois, em 2002, o time chegou à semifinal, mas caiu diante do rival Corinthians.

Vencedor do Campeonato Brasileiro em 2001 e vice em 2004, o Atlético-PR também busca seu primeiro troféu da Copa do Brasil em 2011. Assim como o Avaí, outro time ainda vivo na competição desta temporada, a equipe paranaense tem a chance esta noite de assegurar sua melhor campanha no torneio nacional, pois jamais chegou à semifinal.

Além do campeão inédito já assegurado nesta temporada, a Copa do Brasil pode reservar ainda um clássico estadual em sua decisão. Caso o Atlético-PR elimine o Vasco esta noite e, na próxima fase, passe também por Avaí ou São Paulo, e se o Coritiba despachar o Ceará do outro lado da chave, os dois times de Curitiba decidirão o torneio.

Com um troféu nacional para cada lado (o Coritiba foi campeão brasileiro em 1985, e o Atlético-PR, em 2001), seria uma boa oportunidade de um tira-teima. Além disso, os atleticanos, que perderam para o rival alviverde os dois últimos Campeonatos Paranaenses, em 2010 e 2011, teriam a chance de uma revanche.

A Copa do Brasil deste ano poderia ter ainda mais chances de um clássico local na decisão caso o Flamengo tivesse avançado à semifinal – neste caso, o rival pelo título poderia ser o Vasco, reeditando a final de 2006. Se o Palmeiras tivesse superado o Coritiba na outra semi, não haveria chance do duelo paranaense na decisão, mas os palmeirenses poderiam encarar o São Paulo na briga final pela taça, em outro grande clássico.

Jogos de hoje
Nos primeiros confrontos, na última semana, Vasco e São Paulo conseguiram pequenas vantagens sobre Atlético-PR e Avaí. Na Arena da Baixada, em Curitiba, atleticanos e o time carioca empataram por 2 a 2 – com isso, os vascaínos podem empatar por 0 a 0 ou 1 a 1 esta noite que avançam à semifinal. Novo empate por 2 a 2 leva a decisão para os pênaltis, e se houver igualdade a partir de 3 a 3 a vaga será do Atlético-PR. Quem vencer, se classifica.

Na Ressacada, a situação do São Paulo é um pouco mais confortável. O time paulista venceu o Avaí por 1 a 0 no Morumbi e, agora, joga por qualquer empate para avançar à próxima fase. Se perder por um gol de diferença desde que marque um gol na casa do adversário (2 a 1, 3 a 2 e assim por diante), o São Paulo também se classifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário